GÉRIO (93 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para movimentar na horizontal um menu na direção oposta ao mouse?

Caso em que numa função setInterval, o clearInterval não funciona.

Tamanho de banners

Como fazer com que uma animação funcione como preload?

Tenho 3 botões e quero que cada um toque uma música diferente.

Integração ASP com Flash em um formulário com um combobox.

Como fazer um preloader dinâmico no Flash?

Relógio analógico.

Como fazer a timeline em vez de passar o filme para frente volte o filme?

Máscara e textos importados de um TXT.

Como fazer um duplicateMovieclip em um movieclip quando solto em uma determinada área?

É possível fazer um upload de um arquivo através do flash?

Como movimento e diminuo o tamanho de um texto em uma animação?

Porque quando inserimos movie clip na cena principal, o mesmo vai representado apenas por uma bolinha?
Objeto XML - xml viewer

Guias de movimento (motion guide)

Alternando janelas no Flash.

Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Menu infinito

Componente Slideshow

Looping.

Grandene - Avaliação e sites

Rave Generation no PhotoShop.

Uso da tecla tab num formulário Flash.

MP3 player

Quadro comparativo: Fireworks ou Photoshop
Easy preloader

Placar

Mapa do Brasil e da América do Sul

DuplicateMC

Animação frame by frame

Catavento

Despertador

Bola quicando

Drag and zoom

WDDGmask

Lightings

Friction

AVANÇADOS - 11-04-2003
Para que serva a função eval?


o eval é um função que recebe uma string e ve se existe uma variavel (ou objeto) com aquele nome por exemplo:

você cria um movieClip chamado bola, se você usar eval("bola")._x você estará referenciando a propriedade _x do movieclip.

outro exemplo:

crie o MC bola1

variavel1 = "bola";
variavel2 = 1;
nome = variavel1 + variavel2;
//a variavel nome ficará sendo "bola1"
eval(nome)._x = 5;

Romulo Nunes



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AVANÇADOS - 11-04-2003
Como usar um loop FOR?


Deixa eu tentar traduzir de modo simples...

Loop FOR é um loop que recebe 3 parâmetros divididos por ponto e vírgula, todos são opcionais. Os parâmetros são inicialização de variável, comparação para término de loop e incremento de variável. Assim sendo, vamos dividí-lo em 3 partes (separar nos ; )

i=0
Execute esse loop sendo que na primeira ver crie uma variavel chamada i com valor 0

i<=20
Esse loop deve ser executado enquanto a variavel i for menor ou igual a 20, quando a variavel i nao for igual ou menor que 20 o loop irá acabar.

i++
Sempre que acabar de executar um loop faça o incremento de i ou seja i vai valer i + 1

porque "i"?
É uma simples variavel. É padrão utilizar a variavel i (de index) para loops. Se você quiser deixar mais aportuguesado pode usar a variavel "contador" no lugar.

Romulo Nunes



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Se você estiver utilizando o comando startDrag() (que é aconselhavel) sugiro o seguinte:

startDrag(meu_MC,true,50,50,200,200);

Sendo os parâmetros [nome da instância do MC],[se o centro do MC vai ficar na posição do mouse],[limite do topo],[limite da esquerda],[limite da direita], [limite do fundo]

Você pode editar o seu MC para que o centro dele fique exatamente onde você quer que ele "grude" no mouse.

Se estiver utilizando um AS do tipo:
meu_MC._x = _xmouse;

Pode posiciona-lo mais ao lado com:
meu_MC._x = _xmouse + 10;

E poderá limitá-lo com uma verificação simples

if (meu_MC._x<=200) {
    meu_MC._x = _xmouse;
} else {
    meu_MC._x = 200;
}

Rômulo Nunes

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outra resposta
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Bem, Quanto a seguir o mouse vc pode faze-lo de várias formas. Uma delas

StartDrag(this,true);
// ou colocando até onde quer que vá o objeto, com os
// parâmetros _xleft,_ytop,_xright e _ydown

outra é

(this._x = _xmouse; this._y = _ymouse;)
// Neste caso vc pode usar

assim no MC

onClipEvent(enterFrame){
    _x = _xmouse;
    _y = _ymouse;
}


Mas como você não quer que o Mouse fique no centro do MC, use assim

onClipEvent(enterFrame){
    _x = _xmouse +20;
    _y = _ymouse +20;
}

Ou então pode editar o centro do MC para ficar distante do centro real do seu MC. Sacou? Caso queira que ele siga o mouse epanas no eixo _x retira a expressão para o _y.

Roberto Figueiredo



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No código htm <object > e <embed >

<PARAM NAME=movie VALUE="teste.swf?va=Como vai você?&vb=Vou bem!" >

Elas estarão no seu swf como _root.va e _root.vb

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PERGUNTA
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OK, funcionou beleza, mas ele vai como uma string, certo?
Não teria como eu mandar para o Flash o valor de uma variável...

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RESPOSTA
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No seu HTML você vai dar um nome para o objeto Flash na tag OBJECT:

<object id="zeca">
</object>

e vai criar um JavaScript assim:

<script>
    Enviar = function(){
        document.zeca.setVariable( "variavel" , 10 );
    }
</script>

e na tag body vc coloca assim:

<body onload="Enviar()">
</body>

Você pode utilizar essa forma para enviar, por exemplo, o conteúdo de um imput de um formulário:

No HTML:

   <head>
      <script>
          Enviar = function(){
            document.zeca.setVariable( "_root.seuNome" , document.formulario.seuNome.value );
            return( false );
          }
      </script>
   </head>
   <body>
       <p>
           <object id="zeca">
           </object>
       </p>
        <form name="formulario" id="formulario" >
            <input type="text"   id="seuNome" />
            <input type="button" id="Testar" value="Testar" onclick="return Enviar()"/>
        </form>
    </body>

No Flash você coloca um campo de texto dinâmico no seu palco com o nome de instância de campo, e coloca isso no seu frame:

_root.watch( "seuNome" , function( p , o , n ){
    campo.text = n;
} );

Agora é só digitar alguma coisa no seu campo do HTML e clicar em Testar que vai aparecer no campo do Flash ...

Rômulo Nunes e João Neto


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