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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como criar um exemplo desenho livre, com botão para começar a desenhar e limpar?

Como adicionar valores a uma variável?

Como transformar uma animação da timeline em um movie clip?

Quero um cursor customizado apenas numa área específica.

Como posicionar um movie clip carregado via attachMovie?

Preciso de um formulário em asp que sirva para buscar dados em um banco de dados.

Como gerar valores randômicos (aleatórios) que não se repitam?

Eu gostaria de saber como fazer um banner rotativo no flash.

Tamanho de banners

Como faço para parar cada cena da minha animação, esperando a pessoa teclar ENTER ou qualquer tecla?

Como faço para desabilitar a mãozinha do mouse em filmes que estão em levels inferiores?

Preciso puxar variáveis de um txt para um botão que está dentro de um movieclip.

Como fazer um jogo de perguntas e respostas?

Como separar os canais de cores no photoshop? As 4 cores (CMYK) e o branco.
Mouse trail.

Formulário de e-mail com CGI.

Abrir PopUp no Flash com JS e ASP.

Simulando 3D.

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Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Como enevoar as bordas de uma imagem no Fireworks.

Integrando o Flash com Tecnologias Externas.

Unindo e separando traçados - Fireworks

Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

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Componentes no Flash MX
por Helen Triolo


Download fla (atualizado em 6 Fev 2003 para usar convenções de nomeação padrão)

Um dos mais poderosas novidades do Flash MX é a capacidade de usar componentes, fragmentos de códigos pré-configurados e elementos gráficos que podem ser arrastados sobre o palco a partir do painel de Componentes durante o desenvolvimento, ou instalado na biblioteca e anexado com o código em tempo de execução. Os Componentes são configurados de modo que seus parâmetros podem ser usados via painel de Propriedades, ou via actionscript, ou ambos. No filme acima, incluímos um pouco dos componentes principais FUI (Interface do Usuário Flash) incorporados no Flash MX. Propriedades básicas como nome de instância e rótulo de texto foram incorporados no painel de Propriedades; o resto é codificado.

   O filme acima mostra exemplos simples de cinco entre sete componentes FUI principais que vêm com o Flash MX. Para criar cada um, o componente foi arrastado do painel de Componentes sobre o palco (e se foram necessárias cópias múltiplas - como para botões de rádio - foram puxadas extras da biblioteca) e um nome de instância foi atribuído no painel de Propriedades. No exemplo Botão de Rádio, um nome de grupo ("zoom_rbg") foi dado também para cada instância botão de rádio no painel de Propriedades. Um rótulo foi também atribuído para cada botão de rádio no painel de Propriedades, e à tecla nesta amostra. Tudo mais é gerado com código no filme.

   Dentro do fla, cada um dos cinco exemplos de componentes tem sua própria pasta. Cada pasta contém uma camada de itens com os itens usados para esta amostra e uma camada de ações, com as ações que respondem à possível interação do usuário. Para ver como cada componente controla as ações do usuário, veja o código na camada de ações com o painel de Referência aberto para consultar a descrição dos métodos utilizados.

    Para um exemplo da combobox, listbox e pushbutton usados em uma aplicação, veja a seção em o tutorial Editar banco de dados .

Nota sobre campos de texto e barras de rolagem

Lembre-se de atribuir um nome de instância (não um nome Var, como no caso do Flash 5) a qualquer campo de texto que você queira associar uma barra de rolagem também! Simplesmente crie o campo de texto e utilize o painel de Propriedades para torná-lo dinâmico, configurá-lo para multi-linha, e configurar quaisquer outras características que deseje (fonte, alinhamento, etc). Então, abra o painel de Componentes e arraste uma barra de rolagem sobre o campo de texto - ela irá automaticamente ser ajustada à altura do campo de texto e tomará o nome de instância do campo de texto como seu objetivo. Se você precisar ajustar a altura do campo de texto, arraste a barra de rolagem para fora dele, use a ferramenta A para ajustar o campo de texto para o tamanho que você deseja, então arraste a barra de rolagem de volta sobre o campo de texto para acertá-lo. Se você quiser adicionar uma barra de rolagem a mais de um campo de texto, arraste cópias adicionais da biblioteca, não do painel de Componentes.

Tornar a barra de rolagem visível somente quando necessária

Se você quiser que a barra de rolagem se torne visível somente quando necessitar dela, dê à barra de rolagem um nome de instância, configure-o para invisível, e a torne visível se necessário quando o texto for carregado. Por exemplo, para um campo de texto nomeado "desc_txt" e uma barra de rolagem correspondente nomeada "desc_sb":

desc_sb._visible = false;
desc_txt.text = "my very long string of text...";
desc_sb._visible = desc_txt.maxscroll > 1;

Nota sobre modificações de propriedades de componentes FUI

Você pode usar o método "setStyleProperty" para mudar a fonte, cores, e outras propriedades de um componente individual FUI, ou criar um estilo único e inscrever seu componente como um ouvinte, ou configurar "globalStyleFormat" para afetar todos os componentes FUI:

names_lb.setStyleProperty("textFont","Verdana");

// or

var mono_fmt = new FStyleFormat( {textFont:"Courier", textSize:9} );
mono_fmt.addListener(names_lb);

// or

globalStyleFormat.textFont = "Verdana";
globalStyleFormat.applyChanges("textFont");

Dicas e recursos relacionados

[Adicionado: 11.02.2003]

Alguns componentes leves personalizados (leves como em poucos kb) de James Smith

[Adicionado: 11.02.2003]

Uma porção de componentes "baixáveis" de muita gente, com demos de cada um.

[Adicionado: 07.02.2003, fonte: Jesse Warden em flashcoders list]

Algumas notas sobre tabulação e componentes FUI: Quando focalizado, um componente herdado do FUI terá seu foco determinado na dependência de como ele obteve foco: tabulação no teclado ou pressão do mouse. Se você pressioná-lo (mouse), ele obterá foco via objeto Seleção. Se você tabular, ele aguardará por uma pressão da tecla para rodar seus scripts "myOnKeyUp" e "myOnKeyDown". Mas, a primeira coisa real a notar é, o FUI não tem tab children (tabChildren = false). A segunda, é que ele cria um objeto global para lidar com o foco do componente FUI para componente FUI: ele roda o "myOnKillFocus" do FUI e o "myOnSetFocus". Obviamente você pode estender isto para o que quiser. Quando um componente é focalizado pelo teclado, ele irá tirar seu recibo de foco utilizando o "focusRectInner" e as propriedades externas do "globalStyleFormat" para tirar seus limites.

[Adicionado: 03.02.2003, fonte: Jesse Warden]

Algumas notas sobre como Uso de componentes FUI invalidados para prevenir atualizações imediatas quando não são necessárias

Descrição de James Smith's de como a invalidação é implementada

E aqui está uma mensagem relacionada a lista de codificadores de Flash de Peter Hall em 13.02.2003:
Se você estiver redimensionando um lote de componentes do evento "onResize", algo como isto aqui poderá ser mais eficiente:

FUIComponentXlass.resizeTo(w,h){
this.width = w;
this.height = h;
this.invalidate("setSize");
}

Chamar "myComponent.resizeTo(w,h)", ao invés de "setSize", irá assegurar que você não chamará "setSize" duas vezes no mesmo componente, no mesmo quadro.

E isto, sobre chamar o redimensionamento somente a todos os x milisegundos, de Grant Skinner:

/*
This is a methodology for reducing the cpu usage from Stage.onResize events by buffering
event calls. The code below will execute the resize events 3 times per second during a
resize, rather than every time the browser triggers an onResize event (which can be upwards
of 20 times/second). Thanks to Greg Burch and Eric Dolecki for the concept.
*/
Stage.align = "TL";
Stage.scaleMode = "noscale";
Stage.addListener(this);

function onResize() {
   if (!this.$resizeIntervalId) { this.$resizeIntervalId =
      setInterval(this,"$onResize", 333); }
   }
this.$onResize = function() {
   // do resize events here:

   // clear the interval:
   clearInterval(this.$resizeIntervalId);
   delete(this.$resizeIntervalId);
}

[Adicionado: 03.02.2003, fonte: Eric Dolecki em flashcoders list]

Q: Quando eu adiciono 10 caixas combinadas no palco, diminui tremendamente a velocidade do IDE do Flash. O que fazer?
A: A visualização ao vivo com diversos componentes no Palco devora os recursos do processador rapidamente. Desligue a visualização ao vivo, e, preferivelmente, faça um Filme de Teste.

[Adicionado: 31.01.2003, fonte: Mike Chambers]

Lista do Mike Chambers de links sobre componentes

[Adicionado: 14.01.2003, fonte: Branden Hall em flashcoders]

Utilizando fontes pichel com componentes FUI: Aqui está um remendo simples que você pode fazer para tornar componentes do tipo "selectlist" funcionar com fontes pichel (caixa combinada, caixa de lista, árvore)

Encontre o símbolo do "FselectableList" em:

/Flash UI Components/Core Assets - Developer Only/FUIComponent ClassTree/FUIComponent SubClasses/ Lá, encontre a linha 256; ela deve dizer isto:

this.itmHgt = this.tmpItem_mc._height;

modifique-a para:

this.itmHgt = Math.ceil(this.tmpItem_mc._height);

Então, você poderá usar muito bem as fontes pichel. Certifique-se somente que você:

- colocou o componente em full pixel
- incorporou a fonte
- configurou o estilo apropriado do componente (fontes incorporadas, fonte, tamanho)

[Adicionado: 06.01.2003, fonte: Branden Hall]

Solução de Branden Hall para fazer itens personalizados em uma caixa combinada funcionar.

[Adicionado: 03.01.2003, fonte: Philip Carlson em flashcoders list]

De ordem a usar tabulação para se movimentar entre campos de texto dentro de um painel arrastável ou painel de rolagem, você deve configurar "tabChildren = true" para ambas as instâncias do componente painel e seu movieclip conteúdo (acessível via "getScrollContent()").

Tradução
Sergio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
7 comentários


Comentário de sandro
| 31/1/2011 - 11:22 |


olá pessooal, a minha dúvida é o seguinte, criei dois campos de texto em flash cs3, e um teclado virtual de 0 a 9 e quero que quando clico no botao 1 do teclado, este aprece somente no primeiro campo, e não nos dois campos. Quero que quando focar o cursor num dos campos e clicar em qualquer botao(0123456789) este apareça somente no campo selecionado. Se no qual conseguiram algo que possa me ajudar, por favor enviar para o meu correio electrónico. docantosandro@yahoo.com. espero...



Comentário de sandro
| 31/1/2011 - 11:22 |


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Comentário de sandro
| 31/1/2011 - 11:22 |


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Comentário de sandro
| 31/1/2011 - 11:22 |


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Comentário de sandro
| 31/1/2011 - 11:22 |


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Comentário de sandro
| 31/1/2011 - 11:22 |


olá pessooal, a minha dúvida é o seguinte, criei dois campos de texto em flash cs3, e um teclado virtual de 0 a 9 e quero que quando clico no botao 1 do teclado, este aprece somente no primeiro campo, e não nos dois campos. Quero que quando focar o cursor num dos campos e clicar em qualquer botao(0123456789) este apareça somente no campo selecionado. Se no qual conseguiram algo que possa me ajudar, por favor enviar para o meu correio electrónico. docantosandro@yahoo.com. espero...



Comentário de TESTE
| 1/12/2010 - 00:06 |


teste flash