PANDOGO (82 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

FLASHGURU (155 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

DAAFY (55 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

NETO LEAL (116 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Gostaria de saber como criar um botão voltar e avançar? Como usar âncoras no Flash?

É possível referenciar um botão sem ser dentro de um movieclip?

Problemas com manter duas instâncias duplicadas na mesma cena.

Tem como chamar informações de um XML randomicamente no Flash?

Como faço um olho ficar apontando para o ponteiro sem se deslocar?

Como posso randomizar um Go To para frames entre 4 e 10?

Como fazer com que a rotação de um ponteiro demore 10 segundos?

Quero um movieclip arrastado que ao se deparar com umas linhas, não consiga atravessar.

Como faço para selecionar um determinada letra de uma string?

Como faço para gravar um arquivo .txt a partir do flash e depois exibí-lo?

Tenho três nomes e para cada um queria mandar o usuário para uma cena diferente.

Campos dinâmicos não aceita máscaras?

Função de um movie clip.

Como mudar a cor de um botão no mouse Over?
Menu arrastável, estilo Windows.

Barra de rolagem simples no Flash5.

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Carregador inteligente no Flash 5.

Alterando Artistic Media no Corel Draw

Local Shared Objects primeira parte.

Objeto array - Arrays X Objetos

Barneys_menu.

Editor de banco de dados (PHP-MySql) orientado a Objetos (OOP)

Número randômicos sem repetições no Flash 5.

Rayoflight.

Mascara animada no Flash MX
Scroll Whell

Lineas

Puzzle

Triangulos

Duplicate MC

Soundpan_f5

Mapa do Brasil

Nudemask1

campo de texto no Down

Quantum

Desenho livre

Starshiner
HOME | TUTORIAIS
Plugins variados para seu trabalho em design
por Eduardo Carrega

As sugestões de conteúdo de nossos leitores normalmente abordam assuntos nos quais é comum no dia à dia de um profissional, porém chega ser um bicho de sete cabeças para quem nunca viu um recurso em específico ou nem faz idéia que ele existe.

Atendendo à muitos que tem solicitado, vamos hoje desvendar o mistério dos plugins para Fireworks, abrangendo:

1 - Importação de plugins do Photoshop.
2 - Instalação de pacotes de plugins.
3 - Utilizando Patterns e texturas de outros programas.



Importação de plugins do Photoshop.

Para selecionar a utilização de plugins pe Photoshop, é necessário ter inicialmente o Photoshop instalado em sua máquina.

1 - Clique em Edit/preferences (ctrl+U)

2 - Selecione a guia Folders, onde você encontrará os botões que devem ser configurados como:

C:\Arquivos de programas\Adobe\Photoshop 6.0\Plug-Ins\Effects

Em alguns computadores, por motivos até agora obscuros, ocorre um erro fatal no Fireworks não encontrando os plugins do Photoshop selecionados, ele apenas se mostra listado, se esse for o seu caso (como o meu), a solução foi resgatar os plugins de Photoshop existente dentro da pasta do Illustrator, dessa forma ele funcionou perfeitamente.

Para facilitar a vida dos Fireworkers de plantão, disponibilizei a pasta para download com todos os plugins entendidos do Photoshop contidos no Illustrator , para serem mapeados pelo Fireworks.

pop up menu Clique aqui para baixar os plugins do Photoshop.


2 - Instalação de pacotes de plugins.

A instalação de Plugins é bem aceita pelo Fireworks, somente tomando o cuidado de selecionar a pasta correta para cada um dos pacotes.
A pasta padrão de plugins do Fireworks é:

C:\Arquivos de programas\Macromedia\Fireworks 4\Configuration\Xtras

Disponibilizamos os pacotes:

pop up menu Xenofex
(tem que selecionar a pasta manualmente para instalação)

pop up menu Eye Cand 4000
(lista automaticamente o Fireworks e Photoshop)

Do mesmo fabricante, ainda existe uma grande gama de outros pacotes de plugins, vale a pena visitar:

http://www.alienskin.com

Ainda pode-se fazer uma busca em qualquer site de pesquisa com a palavra chave "plugins", uma lista respeitável será apresentada, os plugins são mais que consolidados e existem dos mais diversos fabricantes, basta escolher o seu.


3 - Utilizando Patterns e texturas de outros programas.

Como era de se esperar, também não ocorre o funcionamento correto se selecionarmos a pasta de Textures do Photoshop, pelo simples motivo que as texturas no Fireworks entendem as extensões PNG, JPG, GIF e todos os mais variados formatos, menos PSD, que é o formato padrão de texturas do Photoshop.

A solução foi converter o formato das texturas do Photoshop em GIF e salvá-las num diretório à parte.

Porém, no Fireworks, textures e patterns é a mesma coisa, pois basta então indicar o diretório que contenha os gifs na opção pattern.

Baixe aqui o pacote de texturas do:

pop up menu Photoshop (gif)

pop up menu Image Ready (jpg)

Reinicie o Fireworks e visualize e utilize naturalmente os novos patterns.

Basta descompactar as imagens em um local seguro no seu computador, que pode ser inclusive, dentro da pasta:

C:\Arquivos de programas\Macromedia\Fireworks 4\Configuration\Patterns

Esta é a pasta padrão de Texturas do Fireworks, descompactando nessa pasta, dispensa o mapeamento de diretorio em preferences posteriormente.

Esperamos que em breve, a Macromedia volte melhor os olhos para plugins de Fireworks, se visitarmos o endereço http://exchange.macromedia.com , vemos que são disponibilizadas diversos tipos de extensões para varios pacotes do fabricante, menos para o editor padrão de layout para internet da Macromedia, o Fireworks.

Encontramos dentro da seleção de extensions de Dreamweaver por exemplo, a referência à Fireworks, porém, são somente scripts pouco utilizados e desatualizados, nada referente a tratamento e recursos visuais.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário